quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Desvendando a Imaterialidade


A exposição estava abrigada no Sesc Belenzinho, com vinte e duas obras de dez artistas brasileiros, uma das maravilhas culturais existentes em São Paulo. Já o Sesc, construído com um amplo espaço e distribuído para todas as idades, conta com piscinas cobertas, abertas, de lazer e olímpicas, playground, espaço para leitura, cafeteria, quadras, e muito mais a ser explorado. Vale lembrar que é palco de eventos e shows de temporadas também.


O lugar ideal para quem está a fim de curtir um fim de semana tranquilo e intrigante. Cheio de peculiaridades. 


Vamos ao que interessa...fui ao Sesc para visitar a intrigante exposição Imaterialidade, num mundo completamente material e dependente de objetos e suas facilidades ficamos chocados ao nos depararmos com o abstrato, com aquilo que nos provoca sensações porém não sabemos exatamente o que possa ser, sabemos mas não podemos tocar para comprovar, e o velho costume capitalista de poder ter tudo em mãos grita no fundo de nosso ego quando não podemos tocar. Não por não ser permitido e sim por não existir a possibilidade.


Ao me deparar com os ambientes imaterializados fiquei estarrecida, as sensações variavam de espanto a encanto, como entender vendo mas não tocando, percebendo que não era possível tocar. É incrível a capacidade que esta exposição tem de mexer com nosso imaginário, de fazer nos sentirmos em lugares incríveis e o mais importante, de sabermos que o mundo em que vivemos é o lugar mais incrível para se explorar.



O que achei mais interessante foi a combinação de um ambiente espalhado por som, luz, ar e palavras, mas o silencio em que as pessoas mantinham exteriormente era denunciado pelas faces de encanto. 
A exposição infelizmente finalizou mas o acervo do Sesc está cada vez mais variado e encantador, no site podemos encontrar a programação de todos os Sescs. Vamos lá! Desvendar o incrível mundo afora.                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Giovanna Araujo

Nenhum comentário: